Paracentese abdominal

25 de maio de 2023

O que é a paracentese abdominal?

A paracentese abdominal é uma técnica médica utilizada para remover líquido acumulado no abdome (ascite), com o objetivo de aliviar a pressão e melhorar o bem-estar do paciente. Se você busca mais informações sobre este procedimento, que é de fundametal importância para paciente com ascite, continue lendo.

Qual a importância da realização do procedimento?

A realização da paracentese abdominal tem como objetivo dar o diagnóstico da causa da ascite, que pode ser: cirrose hepática, tuberculose peritoneal e tumores relacionados ao abdome. Também pode ser indicada para alívio da pressão intra-abdominal quando o paciente apresenta dor abdominal, dificuldade para respirar ou realizar suas atividades diárias. 

A paracentese abdominal é segura?

​Em geral, a paracentese abdominal é um procedimento seguro e eficaz para remover o líquido acumulado no abdome. No entanto, como todos os procedimentos médicos, existe um pequeno risco de complicações, como infecções, sangramento e danos aos órgãos internos. Para reduzir os riscos de complicações durante o procedimento, utilizamos o aparelho de ultrassom, sendo possível evitar a perfuração de algum órgão. É importante discutir todos os riscos e benefícios com um médico antes de decidir se a paracentese é a melhor opção.

O procedimento doi?

Realizamos a paracentese abdominal com anestesia local, logo o paciente não sente dor alguma e o alívio do desconforto abominal já acontece assim que começamos a drenar a ascite.

Precisa de internação hospitalar?

Realizamos o procedimento ambulatorialmente, porém devemos ter um ambiente adequado com todos os cuidados de esterilização para evitar infecções. Logo após a realização da paracentese, o paciente pode voltar a sua casa.

Quantos litros posso drenar?

Podemos drenar até 5 litros sem a necessidade de infusão de albumina humana. Para drenar mais de 5 litros, prescrevemos a albumina humana, via endovenosa, durante ou logo após o procedimento. Portanto, a programação do volume definimos a estimativa de volume drenado antes de iniciar o procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *